PLANO AMBIENTAL E DE RECUPERAÇÃO PAISAGÍSTICA | REABILITAÇÃO DA ESTRADA BAILUNDO-CASSONGUE
A estrada Bailundo-Cassongue, com um comprimento aproximado de 86 km (oitenta e seis quilómetros), percorre, do Bailundo até ao rio Keve a província do Huambo, entrando depois deste rio na província do Kwanza-Sul, até alcançar o aglomerado urbano de Cassongue
Os aglomerados urbanos que a estrada articula são o Bailundo e Cassongue, passando pela Luvemba, São Miguel e alguns assentamentos urbanos de caráter informal.
Ao longo desta estrada foram criadas 11 (onze) áreas de empréstimo e uma pedreira de extração de granito. Todo o material inerte decorrente desta atividade extrativa foi empregue nas obras de reabilitação desta estrada.
As diretrizes estabelecidas neste Plano Ambiental e de Recuperação Paisagística têm como principal objetivo minimizar e/ou compensar os impactes negativos que esta atividade extrativa imprimiu à paisagem.
Assim sendo procurar-se-á, através dos métodos abordados no Plano, minimizar a presença da atividade extrativa na paisagem:
-
salvaguardando uma correta drenagem das águas pluviais, por forma a não interferir com as infraestruturas existentes e com as populações próximas das várias áreas de intervenção;
-
suavizando os declives que denotam a presença de atividade extrativa que, em alguns casos, poderão comprometer a segurança rodoviária de quem percorre a estrada Bailundo-Cassongue;
-
estabelecendo um conjunto de operações que pretendem preparar esta paisagem para o seu repovoamento florístico espontâneo, possibilitando que estas áreas possam, posteriormente, ser integradas, visual e esteticamente, na paisagem envolvente.
Data | 2015